sexta-feira, 22 de julho de 2011

Idea Storm: o site colaborativo da Dell

Michael Dell é um grande empresário: criou uma marca reconhecida mundialmente a partir de uma oficina em sua garagem, montada para pagar as despesas com a faculdade. Criou também o mercado de vendas diretas e uma rede de pedidos online que mantém a empresa sempre de olho na demanda, inclusive para direcioná-la com promoções instantâneas (sobre este tópico, vale a leitura de O Mundo é Plano, de Thomas Friedman).

A Dell usa de forma inteligente os benefícios da web 2.0 para projetar uma nova linha de produtos. Através do site Dell Idea Storm, a empresa abre um fórum de sugestões para seus produtos no qual clientes do mundo todo podem sugerir novas funcionalidades, configurações, recursos, instalações e dizer o que quiserem. Os visitantes podem votar nas sugestões e promovê-las ou discuti-las com os moderadores da Dell e acompanhar o que a empresa planeja implementar.

Acesse o site colaborativo da Dell

Quem faz: Dell

Para quem faz: Para os clientes que querem compartilhar produtos e recursos da empresa.

Objetivo: Os clientes analisam e compartilham programas e opiniões sobre a empresa.
A empresa abre suas portas e permite que os clientes façam comentários positivos ou negativos. É um posicionamento corajoso, que exige que as empresas entendam que o mundo mudou com a web, e que a web 2.0 é uma evolução que dá ainda mais voz aos clientes.

A maior parte das idéias postadas são relativas aos softwares pré-instalados e ao software livre, que possui uma comunidade de consumidores sempre ativa na web. Entre as idéias mais votadas estão “opção de compra sem Windows”, “Firefox como navegador padrão” e “OpenOffice pré-instalado”.

Ano de lançamento: 2007

Repercusão do lançamento:
No dia 22 de fevereiro de 2007, o site já tinha 1.103 idéias, com 104.046 “promoções de idéias” (votos) e 1.610 comentários sobre estas idéias.

Alcance na web:
•Contribuições: 15,851 ideas
•Ideias "promovidas" pelos usuários: 744,281
•Comentários postados:  92,507

Opinião:
A coragem da empresa privada em dar a "cara a tapa" e correr o risco de perder vendas por usuários insatisfeitos é a grande sacada. Na web 2.0, o internauta fica feliz só de ter um espaço para falar, nem que seja para reclamar.

O que faz bombar:
A animação da plataforma fica por conta simplesmente do "boca a boca" entre os usuários, além de utilizar as redes sociais Twitter e Facebook, para compartilhamento de ideias instantâneo.
Seguidores no Twitter: 4380.


O mais interessante da adoção pela Dell deste tipo de diálogo com o público é que

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