quinta-feira, 21 de julho de 2011

Web 2.0: uma questão de sobrevivência

Embora já não seja mais novidade, o aparecimento de sites colaborativos (também conhecidos como web 2.0) nunca esteve tão na moda. Os objetivos vão de compartilhamento de programas de hackers até o desenvolvimento de um novo futuro para governos. Interessa tanto, que o que não falta são manuais ensinando a ter sucesso com a interação entre internautas.

O Brasil se adequou muito bem à essa plataforma em 2010, nas eleições presidenciais. Os candidatos aceitavam sugestões até para qual roupa eles deveriam usar nos comícios. Nunca a opinião do público importou tanto.

Mas o que quer dizer isso?
Sites colaborativos são plataformas disponibilizadas por governos ou iniciativas privadas, para que o próprio público alimente com informação. A ideia é que os usuários "trabalhem" para trazer o melhor conteúdo para o site. E o que eles ganham com isso? Ibope, relevância na internet, ranking e claro, informação. Se você encontra informação a partir da participação do outro, acha justo que você também colabore para ajudar.

Nos últimos meses apareceram diversas iniciativas brasileiras de sites colaborativos. Os E.U.A e os países europeus são os que mais apostam nessa ideia.

A seguir, vários exemplos com análises do que são os sites, porque são bons, quem participa e porque você deveria participar também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário